Planejamento estratégico e orçamento empresarial: qual a importância dessa relação para o seu negócio?

banner serviços contáveis

O orçamento empresarial é um ponto importantíssimo a considerar na hora de realizar o planejamento estratégico. O orçamento possibilita a projeção de futuro ideal para que a organização cresça, lucre e dê continuidade aos seus processos num determinado período.

Toda empresa necessita se orientar pelo planejamento estratégico e pelo orçamento empresarial, já que sem elas o negócio fica exposto a riscos diversos, uma vez que não há direcionamento. 

Por isso, é fundamental compreender a relação entre essas duas ferramentas e como elas podem trazer inúmeros benefícios para a organização. O conteúdo de hoje abordará a importância do planejamento estratégico e do orçamento empresarial para o sucesso do seu negócio.

Boa leitura!

Planejamento estratégico e orçamento empresarial: qual a relação entre eles?

Os resultados e o trabalho na prática atestam o valor da gestão para uma empresa sobreviver no mercado. Dados do IBGE mostram que 60% dos empreendimentos brasileiros encerram as atividades em 5 anos. São diversos fatores que contribuem para esse cenário, entre eles a inexperiência na gestão de empresas.

Para entender essa relação de codependência e a importância do investimento nos dois processos, basta ter em mente que, para tirar um projeto do papel, é necessário um planejamento robusto para garantir o sucesso do que é necessário fazer.

Por isso, só ter um objetivo definido não é suficiente. É preciso definir os planos de ação que relacionem todos os passos que o seu negócio seja capaz de concretizar tudo o que foi planejado. 

Além disso, é necessário avaliar a viabilidade financeira para a realização do projeto, ou seja, quanto será necessário desembolsar para que os objetivos da organização sejam atingidos. É exatamente nesse ponto que o planejamento estratégico e o orçamento empresarial se encontrarão.

É imprescindível que, após a realização do planejamento estratégico, também seja feito o orçamento empresarial. Ele é realizado na sequência porque se ajusta ao planejamento estratégico e à estratégia no geral, e não o contrário. 

Por que o planejamento estratégico e o orçamento empresarial devem seguir lado a lado?

Como você viu, o planejamento estratégico e o orçamento empresarial são indispensáveis para a sustentabilidade do negócio e para a empresa não se conformar quando as coisas não estiverem bem.

Além disso, eles auxiliam na tomada de decisões em momentos delicados, evitando ações inesperadas pela gestão da empresa.

Imagine o seguinte cenário: a sua marca é líder no seu ramo de atuação e não dá a atenção necessária que o planejamento estratégico necessita por um determinado período. Nesse contexto, pontos essenciais são completamente ignorados, como os fatores externos. 

Isso porque, sem focar no planejamento, ferramentas importantes, como a Análise SWOT, por exemplo, deixam de ser aplicadas. Logo, essa falta de atenção contribui para a chegada de concorrentes com soluções inovadoras que não darão a oportunidade da empresa entrar nessa disputa pela falta de preparo.

A ausência de planejamento afeta a gestão financeira do negócio, sabendo que não há um caminho ou um objetivo mais direto a ser alcançado.

Sendo assim, a falta de planejamento inviabiliza o posicionamento do negócio, o conhecimento sobre o que ela espera alcançar e, consequentemente, direcionar os gastos adequadamente. 

Quais os benefícios em unir o planejamento estratégico e o orçamento empresarial?

O alinhamento entre o planejamento estratégico e orçamento empresarial não só promove segurança em relação às ameaças externas, como também traz diversas vantagens competitivas para o negócio. Saiba quais são elas.

Garante o cumprimento das metas

Quando a sua empresa planeja as atividades, todas as suas ações são orientadas seguindo uma estratégia.

Assim, ela também deverá fazer uma previsão de todas as suas despesas fixas e variáveis e gerenciar o seu fluxo de caixa, entre outras determinações, visando atingir as metas, desde as mais simples até as mais desafiadoras.

Otimiza o processo decisório

Não há nada mais desagradável do que não saber que atitude tomar diante de um momento delicado.

Empresas mais maduras no planejamento geralmente não trabalham apenas com um plano de negócio, mas com duas ou três opções. 

Cada uma delas faz uma projeção de cenários diversos (realista, otimista e pessimista), ou seja, há uma direção a seguir, independentemente das circunstâncias. Dessa forma, haverá segurança na tomada de decisão, baseada em dados precisos e também numa estratégia previamente estabelecida.

Potencializa o ROI (Retorno Sobre Investimento)

O ROI (Retorno Sobre Investimento) é considerado um dos indicadores financeiros mais importantes. Ele é responsável por mensurar o quanto um negócio é capaz de gerar lucro.

Assim, ele possui relação direta com o orçamento empresarial, o ponto inicial para todo e qualquer tipo de investimento.

Aumenta a lucratividade

Em alguns casos, o lucro está mais relacionado com a redução das despesas do que com a obtenção de novas receitas.

Independentemente de como seja, o planejamento estratégico e o orçamento empresarial são capazes de potencializar suas receitas, seja reduzindo as despesas ou projetando maneiras de conseguir capital.

Ajuda a lidar com cenários inseguros

A instabilidade econômica não só traz alguns transtornos financeiros, como também incerteza em cenários futuros. Daí a importância de uma empresa que se planeja.

Agindo assim, é possível lidar com as crises sem perder o rumo, não importa o grau de dificuldade que a empresa esteja enfrentando.

Possibilita o funcionamento a longo prazo

Um desafio frequente em empresas de portes e segmentos variados é desenvolver formas e uma cultura que viabilize trabalhar com possibilidades diversas.

É comum que gestores foquem apenas naquilo que está visível, ignorando fatores de longo prazo. Porém, essa não é a postura mais adequada, já que minimiza a visão sobre o negócio, deixando-o completamente vulnerável a ameaças externas.

Por isso, o planejamento estratégico é a solução ideal para a organização saber como prever suas metas a longo prazo.

Se você está procurando uma solução para otimizar a gestão financeira da sua empresa, conheça o V-ERP!

O V-ERP da Venx Tecnologia é um sistema online desenvolvido para suprir as demandas de gestão diárias de micro, pequenas e médias empresas. Com interface prática e simples, automatiza os processos e integra as rotinas do seu dia a dia. O V-ERP é a solução que você precisa para administrar o seu negócio de forma assertiva e confiável.

Como tornar essa parceria real?

Enquanto algumas organizações já possuem uma cultura gerencial consolidada, outras sentem dificuldade na gestão do planejamento estratégico e do orçamento empresarial.

Isso porque o problema está no fato de não saber por onde começar, mesmo porque faltam informações suficientes para conectá-los.

Em alguns cenários, é recomendado investir na contratação de uma consultoria especializada em soluções para negócios que necessitem otimizar a sua parte estratégica.

Para isso, algumas iniciativas devem ser priorizadas, como, por exemplo:

Vale ressaltar que tudo isso é aplicável em negócios de todos os portes, segmentos e empresas de níveis diversos, já que todos saem ganhando quando olham com mais atenção para o gerenciamento organizacional.

Outro ponto essencial é continuar em movimento constante, afinal, mudanças ocorrem a todo o tempo no mundo dos negócios e é preciso se atualizar diante delas, ou o seu negócio ficará para trás.

Conclusão

O planejamento estratégico e o orçamento empresarial são ferramentas indispensáveis para o sucesso do seu negócio, como constatamos no decorrer do texto.

Torne o momento de tomada de decisão mais seguro com dados que auxiliem a sua empresa a atingir todas as metas traçadas, além de se transformar em referência do mercado.

Para isso, é essencial contar com o suporte de quem entende do assunto. O Grupo Epicus Outlier está à disposição do seu negócio para auxiliar no desenvolvimento de um planejamento estratégico eficiente, além de um orçamento empresarial capaz de garantir a sustentabilidade da organização.

Faça um diagnóstico gratuito agora mesmo e saiba como podemos formar uma parceria de sucesso

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail


    Ícone do botão do whatsapp