Orçamento empresarial: 7 estratégias para o crescimento da sua empresa

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Expandir um negócio não é uma tarefa fácil e nem rápida de realizar. Um negócio que busca crescimento precisa fazê-lo de maneira organizada a partir de um planejamento e visão ampla das finanças. Para auxiliar nas tomadas de decisões que implicam no alcance desses resultados, é necessário contar com um orçamento empresarial eficiente.

Essa ferramenta possibilita ao gestor olhar o negócio no futuro para planejar os próximos passos rumo ao sucesso em todos os detalhes. Em outras palavras, o orçamento empresarial é um documento para projetar as receitas e despesas.

No post de hoje, você entenderá porque o orçamento empresarial é tão importante e conhecerá as estratégias mais eficientes para desenvolvê-lo na sua empresa.

Boa leitura!

O que é orçamento empresarial?

O orçamento empresarial é um documento que registra todas as receitas e despesas de uma empresa num período específico.

É uma ferramenta indispensável para organização financeira das empresas, sendo geralmente elaborada mensal ou anualmente integrando o planejamento estratégico do negócio.

Seu principal objetivo se aplica para qualquer tipo de negócio: gastar o mínimo possível da receita obtida e ampliar a lucratividade.

Há diferentes formas de alcançar esse objetivo, seja diminuindo os custos em áreas específicas, investindo em soluções tecnológicas, talentos qualificados, novas estratégias de vendas, entre outras possibilidades.

Por isso, é essencial elaborar um documento com o máximo de detalhes possíveis para inserir uma projeção dos ganhos e despesas do ano seguinte, semestre ou trimestre, por exemplo. Dessa forma, você terá uma gestão financeira eficiente, estabelecer metas com base nas estimativas de vendas e monitorar de perto o progresso do negócio.

Qual a importância da elaboração do orçamento empresarial?

Semelhante ao seu público que analisa o seu orçamento antes de fazer qualquer gasto em casa, você também precisa avaliar o seu orçamento empresarial antes de se decidir por qualquer coisa que necessite mexer no caixa da sua empresa.

Com esse documento, é possível fazer um diagnóstico da empresa com base em dados anteriores, além de ter um parâmetro para comparar o crescimento do negócio. Assim, você pode fazer estimativas mais assertivas e ajustar a alocação dos recursos, sempre que houver necessidade, para tirar os seus planos do papel.

É possível utilizar o orçamento empresarial como referência para o planejamento de custos da criação de um novo produto ou serviço, por exemplo. Também pode aplicá-lo para fazer novas contratações, buscar formas de redução dos gastos administrativos, idealizar tipos de captação de investimentos e diversas iniciativas importantes para o negócio.

Estratégias para elaborar o orçamento empresarial da sua empresa

Elaborar um orçamento empresarial do zero é uma tarefa que requer bastante atenção, pois não é nem um pouco fácil. Porém, é importante ter em mente a sua importância para o planejamento financeiro anual, semestral ou trimestral da sua organização.

Confira agora as principais estratégias para desenvolver o seu:

1. Faça o diagnóstico das suas finanças

A primeira estratégia para desenvolver o orçamento empresarial é ter um diagnóstico da saúde financeira do seu negócio.

Para isso, é necessário revisar relatórios do último ano ou dos últimos meses. Com eles, você consegue analisar dados importantes, como volume de vendas, gastos com impostos, faturamento, custos e despesas, lucro e prejuízo, etc.

Outro ponto importante é verificar os períodos em que a empresa obteve os melhores desempenhos e a possibilidade de influência da sazonalidade das vendas.

Ao término da análise, você chegará a conclusão se o negócio está crescendo na velocidade esperada ou se é necessário realizar algum ajuste no orçamento.

2. Estabeleça metas e objetivos

O orçamento empresarial é uma ferramenta de planejamento. E para planejar, é necessário saber onde quer chegar.

Por isso, a próxima estratégia é definir metas e objetivos financeiros do negócio. Confira alguns exemplos:

3. Projete as vendas

A projeção de vendas é um cálculo do montante que a empresa espera vender num período futuro. Ela serve como fundamento para direcionar outros pontos importantes para o orçamento empresarial, como custos, despesas e aplicações.

Para isso, é necessário considerar todos os canais de vendas existentes na empresa, além de todas as soluções (produtos e/ou serviços) que integram o portfólio. Após isso, é preciso calcular a quantidade média de vendas de cada item e canal, projetando o total que a empresa espera vender no ano seguinte, baseando-se no cenário atual.

4. Calcule as outras receitas

Além de calcular o total que a sua empresa espera receber pelas vendas, é indispensável incluir qualquer outra receita.

Normalmente, a maior parte do faturamento de uma empresa é obtida por meio da sua atividade principal, ou seja, do comércio de produtos e/ou serviços. Porém, ela também pode receber montantes vindos de outras fontes, como investimentos financeiros, aluguéis, cobrança de direitos autorais, entre outras possibilidades.

5. Relacione todos os custos e despesas

Após ter uma projeção das receitas, é hora de relacionar todos os custos e despesas projetados no orçamento empresarial.

Há quatro tipos de gastos principais numa empresa:

Nessa estratégia, você deverá juntar todos os gastos e projetá-los para o ano seguinte. Caso esteja elaborando o orçamento geral do planejamento estratégico, pode fazer a divisão dos custos por áreas da empresa, facilitando a estruturação.

É preciso ter em mente que a realização do orçamento empresarial é uma excelente chance para programar o corte ou a redução de custos. Se você vislumbra alguma oportunidade no processo, pode ser mais um caminho para otimizar as finanças.

6. Faça o cálculo do ativo fixo

É fundamental que o ativo fixo da empresa seja incluído no orçamento empresarial, ou seja, os bens e direitos permanentes responsáveis pelo seu funcionamento. 

Os principais tipos de ativos fixos são:

7. Planeje todos os investimentos

Se um dos objetivos da sua empresa é o crescimento, os investimentos devem constar no orçamento empresarial.

Você pode se planejar para abrir uma filial, na aquisição de novos equipamentos, aumentar o quadro de colaboradores, inserção de novas tecnologias, entre outros.  

As empresas podem investir utilizando o capital próprio ou também buscar um montante externo para tirar os seus projetos do papel, como empréstimos ou até mesmo investidores dispostos a apostar no negócio.

Cabe analisar qual possibilidade é a melhor para o negócio e incluí-la no orçamento empresarial, definindo de onde virá o montante necessário para investir nos projetos de ampliação da empresa.

Conclusão

Uma empresa que visa crescer de forma sustentável e organizada não deve abrir mão de elaborar o orçamento empresarial. Conhecer todos os bens, custos, despesas e receitas é fundamental para organizar as contas e projetar um futuro de sucesso para o seu negócio.

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