Gestão financeira: 7 motivos para contratar uma consultoria

banner serviços contáveis

A gestão financeira engloba diversos processos e ações administrativas conectados à avaliação, gestão e ao planejamento de todas as práticas financeiras de uma organização.

Seu objetivo é garantir que a empresa seja sustentável, obtendo todos os recursos necessários para manutenção, investimentos e expansão do negócio.

Sem um controle adequado, a organização não se desenvolve e arrisca encerrar suas atividades precocemente. Para evitar a concretização dessa possibilidade, é importante contar com a ajuda de uma consultoria especializada.

Com o suporte de profissionais experientes, você garante a segurança das finanças da sua empresa e compreende a prioridade de gerenciar os processos nesse contexto.

Ficou em dúvidas sobre a contratação desse tipo de serviço? Continue a leitura deste post e conheça os principais motivos para contar com o suporte de uma consultoria.

Neste blogpost, você vai aprender:

Boa leitura!

O que é uma consultoria de gestão financeira?

A consultoria de gestão financeira é um serviço prestado tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas por meio da análise de informações financeiras para identificar oportunidades de melhoria.

Dessa forma, os direcionamentos dos especialistas acontecem a partir de conhecimentos técnicos e estudos minuciosos para identificar os melhores passos a seguir. 

Para isso, os consultores devem possuir vivência suficiente no mercado e conhecimentos específicos em finanças. Isso é necessário para realizar o diagnóstico de problemas e encontrar as melhores soluções para a empresa se tornar mais consistente e segura.

Em uma organização, a consultoria pode analisar o cenário financeiro e indicar as estratégias para melhorar a gestão e otimizar os resultados. Dessa forma, a consultoria pode auxiliar o negócio a se preparar para enfrentar as movimentações do mercado, os concorrentes e a lidar com os seus próprios obstáculos.

Como funciona uma consultoria de gestão financeira?

Após entender o conceito de consultoria de gestão financeira, é hora de saber como esse serviço funciona na prática e como pode ajudar a sua empresa.

Uma das principais atribuições do profissional de consultoria é fazer uma análise imparcial das finanças do negócio. Assim, é possível identificar quais são as suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças e propor melhorias.

O trabalho pode ser realizado em diferentes frentes da organização, como por exemplo:

É importante ressaltar que a consultoria de gestão financeira não é uma ferramenta indicada apenas para empresas que enfrentam dificuldades. 

É uma solução válida para empreendedores que desejam prevenir o seu negócio de algum risco. Além disso, há a opção de solicitar acompanhamento de um consultor para impulsionar os resultados da organização.

Empreendedores e gestores devem ficar cientes de que os direcionamentos da consultoria são realizados em forma de sugestão. Isso significa que os responsáveis pelo negócio são livres para aceitar ou não o que foi proposto pelo consultor.

Por que contratar um serviço de consultoria de gestão financeira?

Até aqui nós já explicamos o que é e como funciona uma consultoria de gestão financeira. Se você ainda tem dúvidas se esse serviço é realmente eficaz para a sua empresa, listamos os principais motivos para investir nesse recurso.

1. Análise da saúde financeira

Para fazer uma gestão financeira eficiente, é essencial conhecer todos os processos e informações sobre o departamento. 

Por essa razão, uma das vantagens na contratação de uma consultoria de gestão financeira é ter um diagnóstico detalhado sobre as finanças do negócio. Isso permite conhecer problemas que já existem e prevenir transtornos futuros, para encontrar uma saída a curto prazo.

Assim, é possível definir estratégias e determinar quais serão os processos utilizados para a realização do trabalho.

2. Monitoramento dos dados

A gestão financeira organizacional não se resume apenas a acompanhar a movimentação do capital. É um processo difícil que necessita de pessoas qualificadas que se dedicarão completamente a essa atividade.

Por isso, é importante contar com a ajuda de uma consultoria para monitorar os dados da empresa (contas a pagar e receber, fluxo de caixa, etc.). 

Caso a sua organização não tenha uma equipe com tempo disponível para se responsabilizar pela demanda, contratar uma consultoria é a melhor solução para o seu negócio.

O time da consultoria fará o acompanhamento dos dados em tempo real. Com isso, você poderá tomar decisões com segurança considerando o contexto atual da organização.

3. Otimização de processos 

A partir da análise e do acompanhamento de dados, é possível ver os resultados na gestão financeira do seu negócio.

A função de uma consultoria de gestão financeira é dar suporte na estruturação dos processos para identificar soluções e simplificar a rotina da empresa. Dessa forma, você consegue eliminar gastos desnecessários e manter a saúde financeira da sua organização, potencializando os resultados do seu negócio.

Esse tipo de consultoria foi desenvolvida para auxiliar os empreendimentos a gerir suas finanças adequadamente. Com isso, é possível otimizar o tempo, já que os profissionais contratados respondem exclusivamente a esse processo. 

Dessa forma, os seus colaboradores podem direcionar seu tempo para projetos mais relevantes da empresa.

4. Redução de custos

Os serviços de uma consultoria de gestão financeira também promovem a redução de custos

Quando os processos financeiros funcionam de maneira correta, os riscos são eliminados e, consequentemente, não geram despesas que já não fazem sentido para a empresa.

Com isso, o capital que seria direcionado para custos que já não fazem parte da organização é redirecionado para investimentos mais importantes.

Contudo, é válido ressaltar que a consultoria atua prestando esse tipo de serviço para a empresa, não se responsabilizando pela decisão final em qualquer etapa do processo.

5. Trabalho realizado por profissionais experientes

Ao contratar uma consultoria de gestão financeira, o seu negócio terá o suporte de profissionais especializados que ajudarão na elaboração das estratégias mais eficientes. 

Isso assegura a excelência na realização do trabalho. Além disso, os profissionais da consultoria são especialistas na área e podem ajudar a empresa por meio de todo o seu conhecimento.

Com isso, mais um benefício que você obtém ao fazer essa escolha é ter uma visão estratégica do ponto de vista externo à organização. Isso porque é bastante comum que empreendedores, gestores e funcionários tenham percepções construídas com base na vivência da rotina de trabalho.

Com o parecer dos consultores, é possível encontrar novas possibilidades resolutivas e inovadoras.

6. Avaliação dos resultados

Uma consultoria de gestão financeira também analisa os resultados financeiros da organização. 

Por meio da coleta de dados, é possível gerar relatórios constantemente, avaliar as métricas com o intuito de traçar os próximos passos da empresa.

Nessa fase, o ponto de vista dos profissionais é indispensável, já que eles compartilharão ideias inovadoras para aumentar a eficiência da gestão financeira.

7. Planejamento estratégico eficaz

O desenvolvimento organizacional só é possível com a ajuda de um planejamento estratégico eficiente. 

Assim, a sua empresa consegue estabelecer metas realistas e adequadas, determinar formas de alcançá-las e trabalhar arduamente visando a efetivação dessas iniciativas.

A consultoria de gestão financeira colabora nesse processo, apontando estratégias organizacionais coerentes com o cenário onde o negócio está inserido. Dessa forma, os seus colaboradores se sentem estimulados e engajados a atingir metas alcançáveis, acelerando os resultados.

Se você está procurando uma solução para otimizar a gestão financeira da sua empresa, conheça o V-ERP!

O V-ERP da Venx Tecnologia é um sistema online desenvolvido para suprir as demandas de gestão diárias de micro, pequenas e médias empresas. Com interface prática e simples, automatiza os processos e integra as rotinas do seu dia a dia. O V-ERP é a solução que você precisa para administrar o seu negócio de forma assertiva e confiável.

Conclusão

A contratação de uma consultoria de gestão financeira é um investimento valioso para o desenvolvimento do seu negócio. 

Por isso, conte com os serviços de uma consultoria com mais de 14 anos no mercado e com toda a estrutura para ajudar na gestão das finanças da sua empresa. Nós do Grupo Epicus estamos prontos para levar o gerenciamento financeiro da sua marca para outro nível. 

Fale com um representante agora mesmo e conheça a nossa consultoria de gestão financeira. Não perca tempo e comece a cuidar das suas finanças o quanto antes. Estamos aguardando o seu contato!

Confira também nossa participação no Correio da Manhã:

Como manter a qualidade na prestação dos serviços em um mundo em que quase tudo que racha já não serve mais
Por Sérvulo Mendonça, Fundador e Diretor Geral do Grupo Epicus Outlier

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail


    Ícone do botão do whatsapp