Pesquisa de Clima Organizacional: como desenvolver dentro da sua empresa

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A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta importante para garantir um ambiente de trabalho saudável, produtivo e colaboradores engajados. Porém, isso só é possível se o setor de Recursos Humanos souber conduzir esse processo adequadamente.

Esse estudo tem como objetivo principal medir o nível de satisfação das equipes e a qualidade do relacionamento corporativo. Além disso, a pesquisa de clima organizacional permite que os gestores identifiquem pontos de melhoria, diminuam a rotatividade na empresa e potencializem os resultados.

Por esse motivo, elaboramos esse conteúdo para você entender o que é, qual a importância e como aplicar a pesquisa de clima organizacional na sua empresa.

Boa leitura!

O que é a pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é um recurso utilizado pelas empresas, mais precisamente pelo departamento de Recursos Humanos, para mensurar o índice de satisfação dos colaboradores quanto ao ambiente de trabalho.

Além disso, é possível identificar os pontos fortes e pontos a melhorar da organização a partir do ponto de vista dos funcionários.

Geralmente, a pesquisa é aplicada por meio de um questionário, porém não há uma norma que determine esse formato. As empresas cada vez mais têm se rendido à tecnologia e contado com o apoio de softwares e plataformas específicos para Gestão de Pessoas que possibilitam a realização da pesquisa através das suas soluções.

A partir da pesquisa de clima organizacional é possível detectar como as equipes se sentem a respeito da relação empresa-empregado e também da forma como essa relação é construída com os demais colegas.

Por que a pesquisa de clima organizacional é tão importante?

Como já dissemos, o principal objetivo da elaboração da pesquisa de clima organizacional é detectar o grau de satisfação dos colaboradores em relação a uma empresa. 

Porém, há outras razões pelas quais essa análise é indispensável para as organizações. Confira algumas delas:

1- Encontrar pontos de melhoria 

Há inúmeros motivos para uma empresa ter desempenho abaixo do esperado tanto na produtividade dos colaboradores quanto no número de vendas e um deles é o próprio ambiente de trabalho que reflete do funcionamento da organização.

Não é necessário ser expert para saber que um ambiente corporativo onde os funcionários não se sentem acolhidos impacta diretamente na produtividade de toda a equipe. Um local de trabalho adoecedor indica que há diversos pontos onde a empresa tem falhado.

Por isso, uma das principais vantagens da pesquisa de clima organizacional é a identificação desses fatores, viabilizando que os profissionais de RH ajam adequadamente para modificar esse cenário por completo.

2- Melhorar a comunicação

Uma empresa que prioriza uma boa comunicação interna alcança os melhores resultados para o seu negócio. Afinal de contas, os colaboradores são o que as organizações possuem de melhor e saber fazer com que eles trabalhem unidos é essencial para o seu sucesso.

Vivemos na era da transformação digital e temos uma infinidade de soluções tecnológicas à nossa disposição, otimizando a comunicação entre os colaboradores. Porém, só essa facilidade não basta, é preciso estimular a participação de todos.

3- Aumentar a motivação dos colaboradores

A geração atual de profissionais é muito mais meticulosa a respeito das relações trabalhistas, uma vez que tem consciência de que pode se posicionar a favor do cumprimento dos seus direitos e há outras possibilidades no mercado se a empresa não atender às suas necessidades e expectativas.

Por isso, é fundamental aumentar a motivação dos trabalhadores e isso só é possível a partir da coleta de dados feita com a pesquisa de clima organizacional.

Dessa forma, com os pontos de melhoria detectados pelos funcionários por meio da pesquisa é possível tornar o ambiente de trabalho num local muito mais saudável e engajador.

4- Diminuir o turnover e o absenteísmo

Num cenário cada vez mais digital, especialmente no universo corporativo, o mercado está cada vez mais disputado, aumentando a relevância de manter os melhores profissionais na empresa.

Uma remuneração interessante nem sempre é o principal fator para manter o colaborador numa empresa. A transformação digital demonstra que é possível buscar muito mais, e a geração atual prioriza outros pontos além do salário, como por exemplo, um ambiente de trabalho saudável e harmonioso, plano de carreira e experiência obtida.

Por isso, um dos principais motivos para pelos quais a pesquisa de clima organizacional é indispensável se deve ao fato de que essa ferramenta ajuda a diminuir a rotatividade e o absenteísmo dos funcionários, já que o RH consegue identificar os motivos causadores de estresse, impactando a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores, fazendo com que eles busquem outra organização que priorize essas questões.

Como aplicar a pesquisa de clima organizacional na sua empresa?

Até aqui nós vimos o conceito e a importância da realização da pesquisa de clima organizacional. Agora você saberá em poucos passos como desenvolvê-la na sua empresa. Confira:

Planeje a ação

O planejamento é o primeiro passo e a base do sucesso de qualquer estratégia nas organizações. 

Por isso, é importante desenvolver uma pesquisa de clima organizacional que indique todos os fatores que a empresa necessita melhorar para proporcionar um ambiente corporativo saudável e harmonioso.

Desenvolva um questionário com perguntas essenciais e adequadas

As perguntas que devem fazer parte da pesquisa de clima organizacional precisam ser diretas e coerentes com os objetivos da empresa.

Se o propósito é melhorar o envolvimento dos colaboradores, por exemplo, faça questionamentos que tenham ligação com o tema, como por exemplo:

É essencial que o questionário possua uma boa estrutura, uma vez que a proposta é avaliar o ponto de vista dos colaboradores sobre a forma como a empresa realiza as coisas. Por exemplo, se há processos e normas que restringem a realização de algumas tarefas.

Outro fator importante a identificar é se os colaboradores percebem que possuem liberdade e autonomia para fazer o seu trabalho ou se há muita dependência da sua liderança.

Mantenha a confidencialidade das respostas dos participantes

Esse é um ponto que vai muito além da ética e da humanização no ambiente corporativo, mas também de coerência.

Para os colaboradores serem espontâneos na participação da pesquisa de clima organizacional é preciso que as respostas sejam anônimas. Afinal, quem irá apontar os fatores negativos de uma organização caso sinta que pode sofrer represálias e ser prejudicado por isso? Acredite, mas essa é uma realidade que faz parte de muitas empresas.

Por isso, é importante que as respostas sejam confidenciais para evitar interpretações equivocadas por parte dos gestores, ou seja, que a administração da empresa permita que suas ações sejam conduzidas por questões pessoais.

Como analisar os resultados da pesquisa de clima organizacional?

Com as informações coletadas, o setor de Recursos Humanos saberá o que é necessário fazer para acolher os colaboradores e, consequentemente, gerar os melhores resultados.

Para isso, é crucial mensurar os resultados da maneira correta. Primeiramente, é preciso saber interpretar as informações contidas nos relatórios, já que são métricas importantes para otimizar as tomadas de decisão.

Além disso, é necessário estabelecer prioridades. Por exemplo, de todos os pontos a melhorar apontados pelos participantes, qual deles tem mais urgência na resolução e tenha resultados a curto prazo? 

Depois, é necessário apresentar e discutir os desafios com a liderança e com o RH. Todo e qualquer ponto de vista a respeito dos problemas é válido e pode ajudar na resolução desses gargalos.

É de suma importância a elaboração de um plano de ação que leve em consideração tudo o que já foi apresentado até o momento. A responsabilidade deve ser direcionada a um profissional específico, bem como todos os recursos destinados para as ações cabíveis serem tomadas.

Do contrário, todos os esforços investidos na realização da pesquisa de clima organizacional não farão sentido. Se necessário, monte uma equipe multidisciplinar para o projeto ser conduzido com eficiência.

Para finalizar, utilize indicadores para mensurar os resultados, como o ciclo PDCA, por exemplo, que pode ser aplicado nas seguintes etapas:

Conclusão

A pesquisa de clima organizacional é um instrumento poderoso para avaliar o nível de satisfação dos colaboradores de uma empresa. Com os dados coletados, você pode desenvolver ações para ajustar o que precisa de melhorias e ampliar o que já vem dando certo.

Um ambiente de trabalho saudável e produtivo se constrói com a participação de todos, ainda que os colaboradores não se identifiquem, pois é importante manter as respostas em sigilo para que as equipes se sintam à vontade para opinar espontaneamente.

Visando garantir o sucesso e potencializar os resultados da sua empresa, você também pode investir na contratação de uma consultoria de RH para ajudar no desenvolvimento da pesquisa de clima organizacional do seu negócio. 

Aproveite e leia este artigo que preparamos falando sobre o trabalho de uma consultoria de recursos humanos e os principais motivos para contratá-la. Nos vemos no próximo post. Até mais!

Confira também nossa participação no Correio da Manhã:

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Por Sérvulo Mendonça, Fundador e Diretor Geral do Grupo Epicus Outlier

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