Consultoria de RH: importância + 5 motivos para contratar uma

banner serviços contáveis

O desempenho de uma organização está pautado no alinhamento dos seus objetivos com os dos seus colaboradores. Pensando nisso, muitas empresas contratam uma consultoria de RH para otimizar a performance das suas equipes visando alcançar melhores resultados para o negócio.

Porém, há muitas dúvidas a respeito da consultoria de RH e por não saber da sua relevância e como ela funciona, muitos gestores e empreendedores não investem nesse recurso para promover melhorias ao negócio.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar o que é uma consultoria de RH, qual a sua importância e os principais motivos para contratá-la.

Boa leitura!

O que é uma consultoria de RH?

Uma consultoria de RH é uma empresa especialista na área responsável por avaliar o ambiente corporativo dos seus clientes que também são empresas, enfatizando a gestão de pessoas e as relações interpessoais.

Seu intuito é desenvolver um diagnóstico do contexto atual, reconhecer quais processos necessitam de melhorias e sugerir estratégias para aprimorar o desempenho da organização.

A partir de uma percepção externa, os consultores de RH avaliam o relacionamento entre líderes e liderados, para elaborar estratégias de ajustes alinhadas aos objetivos da empresa, mas que também atendam as necessidades e interesses dos seus colaboradores.

O papel de uma consultoria de RH é bem vasto, por isso citaremos algumas de suas principais atribuições:

Como funciona uma consultoria de RH?

O serviço de consultoria de RH pode variar conforme algumas particularidades da organização contratante, como: segmento, tamanho, objetivos e outros aspectos relevantes.

Porém, é possível seguir uma abordagem generalizada na hora de explicar o funcionamento de uma consultoria de RH, como você verá a seguir.

Definição de objetivos

O trabalho da equipe responsável pela consultoria de RH começa a partir da identificação das necessidades da empresa junto aos seus responsáveis. 

Os consultores apresentam as suas propostas de serviços para obter a aprovação ou não dos gestores. Além disso, é necessário o suporte da liderança para iniciar a etapa de avaliação.

Avaliação

Nessa etapa, a consultoria de RH faz um levantamento detalhado sobre todos os processos da empresa relacionados à gestão de pessoas. 

Os consultores utilizam ferramentas diversa, como entrevistas, formulários, análise de dados e outros indicadores que demonstram o cenário de pontos relevantes da área, como:

Diagnóstico

Após a fase de análise, a consultoria de RH elabora o diagnóstico do contexto atual. O diagnóstico é uma descrição da percepção sobre o setor de Recursos Humanos e a sua conexão com os demais departamentos da organização.

Seu papel é fornecer aos gestores uma visão global que lhes permita avaliar a empresa detalhadamente, identificando os seus pontos fortes e os pontos de melhoria, além das oportunidades e ameaças.

Baseando-se nos dados do diagnóstico, a consultoria de RH e os gestores estabelecem os planos de ação para a organização alcançar os seus objetivos.

Plano de ação

O plano de ação é uma das principais ferramentas de trabalho da consultoria de RH. Com os dados coletados durante a análise e o diagnóstico, é possível estruturar novos processos e elaborar propostas para enfrentar os desafios detectados.

O plano detalha todas as ações de ajustes que contribuirão com o crescimento da empresa, garantindo o bem-estar e potencializando o estímulo dos colaboradores.bem-estar Ele também contempla a definição de metas e os indicadores que acompanharão as ações planejadas.

Se o papel da consultoria de RH é auxiliar as empresas a alcançar suas metas, alinhando os objetivos corporativos com os interesses dos funcionários, é exatamente no plano de ação que tudo isso se concretiza.

Manutenção e controle

Não adianta investir recursos nas etapas anteriores se não houver acompanhamento, manutenção e gerenciamento de tudo o que foi proposto.

Há alguns tipos de contratos de consultoria de RH onde os especialistas retornam periodicamente as empresas contratantes para avaliar se as ações planejadas estão sendo realizadas e se os resultados esperados estão sendo alcançados.

Existe um momento ideal para contratar uma consultoria de RH?

Normalmente, a contratação de uma consultoria de RH acontece quando uma empresa atravessa um momento delicado no que tange ao relacionamento entre líderes e liderados, impactando negativamente os resultados do negócio.

A consultoria de RH também pode ser acionada quando as organizações lidam com dificuldades específicas, difíceis de contornar até mesmo pela equipe interna de Recursos Humanos, como por exemplo:

Há ainda aquelas empresas que se antecipam aos possíveis problemas e focam no desenvolvimento dos seus colaboradores. Nesse caso, a contratação da consultoria de RH visando obter vantagens para acelerar ainda mais os seus resultados.

Quais são os principais benefícios em contratar uma consultoria de RH?

Conheça agora as principais vantagens obtidas por uma empresa ao contratar os serviços de uma consultoria de RH:

1) Solução de problemas

Após uma análise detalhada do setor de Recursos Humanos e do seu relacionamento com os demais departamentos da organização, a consultoria de RH poderá identificar falhas que não foram percebidas anteriormente pelos gestores. 

Com isso, os consultores conseguem propor soluções efetivas e otimizar o trabalho da empresa.

2) Otimização dos processos seletivos

O colaborador é o maior bem que a empresa possui. Por isso, a consultoria de RH auxilia a organização a adotar iniciativas para aprimorar os processos de atração, recrutamento e retenção dos melhores talentos do mercado no seu quadro de funcionários, alinhados com a cultura do negócio.

3) Aprimoramento do clima organizacional

Uma das atividades realizadas pela consultoria de RH é criar conexão com os colaboradores para saber mais sobre as suas competências, habilidades e obstáculos na execução das suas atividades diárias.

Quando um funcionário é questionado sobre o seu papel na empresa, ele percebe a sua relevância para o funcionamento daquele local. Normalmente, a partir desse momento, ele se engaja para otimizar o seu desempenho e o seu relacionamento com a liderança.

4) Foco na gestão estratégica

No setor de Recursos Humanos há tarefas específicas que devem ser executadas diariamente. Provavelmente, surgem outras atividades que demandam tempo e dedicação para serem realizadas. 

Com mais habilidades, os consultores de RH conseguem desburocratizar os processos, diminuindo o tempo gasto na realização de tarefas. Dessa forma, o time de RH tem mais tempo para dedicar ao desenvolvimento de uma gestão mais estratégica.

5) Processos inovadores

Não é fácil para um gestor estar constantemente atualizado sobre todas as tendências e novidades do mercado. 

Por isso, o ideal é contar com o suporte de uma consultoria de RH para desenvolver novas estratégias e aplicar metodologias mais modernas de análise de resultados.

6) Novos recursos tecnológicos

A tecnologia está em avanço constante e é praticamente impossível estar a par de todas as novidades em tempo real.

A consultoria de RH consegue mapear quais processos podem ser terceirizados ou automatizados com o uso dos melhores softwares e recursos, reduzindo a possibilidade de falhas e aumentando a eficiência das atividades.

7) Legislação simplificada

A legislação brasileira é vista como bastante complicada, sendo necessário compreender bem todas as leis a fim de evitar transtornos.

Por isso, o trabalho da consultoria de RH é fundamental para direcionar e qualificar a equipe sobre a legislação trabalhista do Brasil.

8) Redução de custos

Ainda que muitos percebam a consultoria de RH como um gasto, o correto é vê-la como um investimento indispensável para o desenvolvimento do negócio, já que ela reestrutura os processos e promove alguns benefícios, como:

9) Auditoria

A avaliação detalhada e a descrição do contexto atual do RH asseguram que os gestores tenham total controle da organização, com transparência sobre as dificuldades atuais e potenciais falhas.

Na sua análise, a consultoria de RH observa as práticas do setor de Recursos Humanos e valida ou reprova essas iniciativas.

Assim, tem um efeito semelhante a uma auditoria interna, garantindo que as metodologias de trabalho foram avaliadas e aprovadas ou não por especialistas com uma visão abrangente de mercado.

Por que investir na contratação de uma consultoria de RH?

Uma consultoria de RH é composta por um time interdisciplinar, com especialização em Recursos Humanos e outras áreas interligadas, atualizadas com as tendências do mercado e com vasta experiência na resolução de tipos variados de desafios organizacionais.

Essas particularidades se revelam em excelentes benefícios para contratar os serviços de uma consultoria externa. Listamos os principais para você conferir:

1) Imparcialidade

Todas as fases do trabalho de um consultor de RH são feitas de maneira imparcial, analisando cada fato de forma neutra.

Isso ocorre graças aos apontamentos da consultoria de RH, identificando problemas e sugerindo mudanças sem nenhum tipo de influência.

Dessa forma, em cenários onde haja a necessidade de alterar os processos internos, reestruturação de cargos e término de contrato de funcionários, contratar uma consultoria de RH é muito mais adequado do que orientar um colaborador ou uma equipe eterna para essas atividades.

2) Experiência

Uma consultoria de RH possui profissionais experientes na sua equipe, já que prestaram esse tipo de serviço para diversas empresas, enfrentaram cenários diversos e ajudaram essas organizações a alcançarem os seus objetivos.

Sendo assim, os consultores de RH poderão propor soluções eficientes, diminuindo tempo e custos para as empresas conseguirem atingir suas metas.

3) Competência

Em diversos casos, quando as empresas atravessam momentos delicados, as razões são específicas e a área de RH não tem preparo suficiente para resolvê-los.

A formação de uma equipe multidisciplinar e experiente torna a consultoria de RH a solução mais adequada para lidar com situações como essa.

4) Desenvolvimento de consultores internos

A consultoria de RH pode deixar um legado permanente para a empresa. Se os consultores são acompanhados por colaboradores do RH da organização (o que é recomendável), eles ganharão a oportunidade de aprender com o que foi aplicado.

5) Aprendizado, crescimento e inovação

Quando a consultoria de RH sugere mudanças para a organização, geralmente ela aponta tendências e novidades para a área de Recursos Humanos.

Os colaboradores envolvidos pelo serviço aprendem novos métodos, ferramentas ou processos, contribuindo para o seu desenvolvimento, aumentando a sua produtividade e o seu nível de satisfação com o trabalho.

Conclusão

Uma consultoria de RH ajuda na resolução de problemas que normalmente a sua equipe interna não consegue tratar pelo alto grau de complexidade. 

Além disso, ajuda a mapear as habilidades dos colaboradores da sua empresa para colocar os talentos certos nos lugares certos, ajudando a potencializar os resultados e alavancar o negócio.

Nós do Grupo Epicus Outlier oferecemos uma gama de serviços há 14 anos, sendo um deles a consultoria de RH. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados para entregar a melhor solução que a sua empresa necessita.

Fale com um especialista agora mesmo e conheça a nossa proposta de consultoria de RH para o seu negócio. Estamos aguardando o seu contato!

Confira também nossa participação no Correio da Manhã:

Como manter a qualidade na prestação dos serviços em um mundo em que quase tudo que racha já não serve mais
Por Sérvulo Mendonça, Fundador e Diretor Geral do Grupo Epicus Outlier

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail


    Ícone do botão do whatsapp