Gestão de pessoas: 10 dicas para aumentar produtividade da sua equipe

banner serviços contáveis

Um dos maiores desafios da gestão de pessoas, independentemente do tamanho da equipe, é otimizar a produtividade dos colaboradores. É fundamental analisar possibilidades de aproveitar melhor os talentos e alcançar os melhores resultados para a organização.

Diversos fatores podem impactar o desempenho da equipe: ruídos na comunicação, ausência de alinhamento, falta de estímulo, esgotamento, entre outros pontos que merecem atenção.

Pensando nisso, reunimos as principais dicas para aumentar a produtividade da sua equipe. Quer um time engajado e com resultados de alta performance? Continue a leitura do artigo de hoje!

Vamos lá?

Gestão de pessoas eficiente: como aumentar a produtividade da sua equipe?

O papel da gestão de pessoas não se resume apenas em otimizar os resultados internos, mas também em aumentar a percepção da marca e desenvolver as habilidades e competências necessárias dos colaboradores.

Da mesma forma que a sua empresa se preocupa em oferecer uma boa experiência aos clientes, o mesmo deve ser pensado para os seus funcionários. Quer saber o que precisa ser feito? Confira as dicas que selecionamos a seguir.

1. Tenha uma gestão focada em pessoas

Atingir metas e alcançar os melhores resultados é fundamental para o funcionamento e desenvolvimento do negócio. Porém o potencial de obter tudo isso vem das pessoas que integram o quadro de funcionários da sua empresa.

Por isso, a primeira dica é: faça uma gestão voltada para pessoas. Foque nelas. tenha um interesse genuíno em saber qual a motivação delas, se há pontos de melhoria e o que pode ser potencializado. Lembre-se que um funcionário feliz e satisfeito produz muito mais.

2. Conheça os pontos fortes e os pontos a melhorar do seu time

Um ponto fundamental para quem visa aumentar a produtividade da equipe é compreender que ela é constituída por indivíduos com personalidades, experiências e particularidades diferentes.

Esse é o primeiro passo para conhecer bem cada um dos seus talentos e suas particularidades, assim como formas de aproveitar os seus pontos fortes e não se apoiar nas suas fraquezas. 

Por exemplo, se na sua equipe há pessoas mais reservadas, porém bastante criativas, é melhor direcioná-las para outras tarefas ao invés de deixá-las no atendimento ao cliente. 

Isso também é válido para colaboradores muito comunicativos, mas que precisam melhorar sua gestão de tempo. Nesse caso, evite delegar tarefas com prazos curtos de entrega e de execução complexa.

3. Elimine tarefas monótonas que podem ser automatizadas

Numa rotina de trabalho há algumas tarefas nem um pouco estimulantes de fazer. Geralmente são aquelas manuais que precisam de um “esforço extra” para realizá-las e que poderiam ser simplificadas ou até mesmo automatizadas.

A automação é um recurso indispensável nas empresas, já que diminui o tempo investido sem necessidade nessas tarefas, deixando os colaboradores livres para desempenhar funções mais importantes que demandam pensamento crítico, análise e um olhar mais apurado.

É papel da gestão de pessoas deixar claro aos funcionários que a automação de tarefas repetitivas é um grande benefício para o seu trabalho e para a empresa no geral. Faça com que eles compreendam que o investimento em tecnologia é uma maneira de valorizar seus talentos e ajudá-los a crescer na empresa.

4. Defina metas e recompensas

Um meio eficiente de aumentar a produtividade da sua equipe é a definição de metas. Porém, para desenvolvê-las, é preciso que elas sejam claras, onde todos saibam o que a empresa visa alcançar e alcançáveis, pois metas inatingíveis e fora da realidade não estimulam os colaboradores, pelo contrário, podem gerar impactos negativos na equipe.

Se você achar interessante a ideia de definir metas para o seu time, talvez seja uma boa ideia saber mais sobre a metodologia ágil. Por meio dessa técnica, você motiva o trabalho da equipe, estabelece objetivos, assegura entregas constantes e define um cronograma para a realização de todas essas ações.

Se possível, inclua na gestão financeira do seu negócio a possibilidade de recompensar os colaboradores que atingirem as metas, estimulando-os a serem cada vez mais produtivos.

5. Otimize a comunicação interna

Investir na comunicação interna é essencial para empresas que buscam formas de aumentar a produtividade dos seus funcionários. Comunicar-se claramente com os seus talentos é uma iniciativa que gera excelentes resultados.

Para evitar transtornos e desgastes entre os pares, a melhor solução é informar e dialogar. Veja o que você pode fazer para melhorar a comunicação interna da sua empresa:

Tudo isso potencializa o alinhamento do time e todos ficarão cientes sobre a direção para qual estão caminhando e se estão fazendo isso em conjunto com a empresa.

6. Forneça recursos e infraestrutura

Muitas vezes algumas situações passam despercebidas pelos gestores e elas impactam diretamente o desempenho da equipe, seja a falta de recursos necessários e até mesmo a infraestrutura para a execução adequada das tarefas. Mas o que isso significa?

Quando falamos em recursos, estamos nos referindo a móveis, equipamentos, ferramentas, iluminação adequada, etc. Compreender a importância da ergonomia no trabalho é fundamental para a transformação do espaço, deixando-o mais saudável e mais motivador.

Já a infraestrutura tem relação direta com o fornecimento de recursos e ferramentas necessárias para os colaboradores conseguirem realizar bem o seu trabalho. A capacidade da sua equipe tem um limite, porém, quando não há a infraestrutura necessária para todos entregarem resultados de alta performance, sua produtividade e os seus resultados serão impactados.

7. Proporcione oportunidades de desenvolvimento

Novamente falaremos de metas e recompensas, mas sob uma ótica bem ampla. Um dos principais motivos para a falta de estímulo no trabalho é a ausência de um plano de carreira ou ao menos de um direcionamento, uma orientação de onde está indo e para onde é possível ou necessário caminhar.

Por isso, proporcionar oportunidades de desenvolvimento e crescimento na sua empresa é essencial para aumentar a produtividade do seu time e engajá-los. Cogitar novos desafios, responsabilidades, fluxo de crescimento entre os cargos existentes e considerar as aspirações e os objetivos dos colaboradores.

8. Ofereça benefícios extras

Disponibilizar Vale Transporte e férias remuneradas, por exemplo, são algumas das obrigações das empresas. Por outro lado, Vale Alimentação e/ou Refeição, Assistência Médica e Odontológica, são opcionais, mas bem comuns e praticadas, deixando as empresas ainda mais atrativas para quem cogita aceitar uma proposta de trabalho nelas.

Essa prática é benéfica tanto para atrair novos talentos quanto para reter os que já fazem parte da sua empresa, principalmente se o intuito é aumentar a produtividade da equipe. Caso essa realidade esteja distante do orçamento do seu negócio, você pode adotar opções mais simples, mas que fazem toda a diferença.

Que tal oferecer um café da manhã bem caprichado de vez em quando para a sua equipe? Confeccionar brindes personalizados também é uma boa ideia. Não importa o que você pode fazer, o mais importante é como isso se refletirá na sua equipe. 

9. Utilize ferramentas de gestão de tarefas

A falta de organização é um fator que pode impactar bastante a produtividade das equipes, por isso, utilizar uma ferramenta de gerenciamento de tarefas é uma excelente opção para otimizar o desempenho dos colaboradores.

Certamente, em algum momento, você já ouviu falar no Trello, Asana, entre outros apps de gestão de tarefas. Eles são bastante utilizados nas organizações visando otimizar as entregas das tarefas em tempo hábil, permitindo aos colabores envolvidos acompanhar o desenvolvimento delas.

Essas ferramentas podem ser utilizadas na versão grátis ou premium, que oferecem diversos benefícios, potencializando ainda mais os seus resultados.

10. Estimule as pausas

As pausas na rotina de trabalho são essenciais para aumentar a produtividade dos colaboradores. Elas proporcionam descanso, relaxamento, interação com os pares, além de estimular a criatividade. 

É necessário compreender que os intervalos não são “sabotadores” dos resultados da sua empresa. Você sabia que há técnicas que inserem as pausas como um ponto fundamental no trabalho? 

Procure conhecê-las e identificar quais delas se encaixam no perfil do seu negócio. Com todas as dicas de gestão de pessoas que compartilhamos, o resultado será uma equipe engajada, feliz e ainda mais produtiva.

Conclusão

Como vimos, dentre todas as responsabilidades inerentes à gestão de pessoas, uma delas é observar o nível de produtividade da equipe, identificando os fatores que podem afetá-los e buscando maneiras de potencializar os resultados dos colaboradores.

Além das dicas que compartilhamos, outra opção essencial para cuidar dessa demanda é a contratação de uma consultoria especializada, principalmente se você tem dúvidas em como implantar essas e outras ações na sua empresa. 

O Grupo Epicus Outlier dispõe de uma equipe preparada para dar todo o suporte necessário na área de gestão de pessoas. Faça o seu diagnóstico  totalmente gratuito agora mesmo e identifique as necessidades da sua empresa e como podemos te ajudar.

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail


    Ícone do botão do whatsapp