A controladoria é a área responsável por otimizar o acesso aos dados financeiros e contábeis de uma organização. Eles auxiliam os gestores tanto em reuniões quanto nas tomadas de decisões que resultem em mudanças significativas e crescimento para a empresa.
Dessa forma, ao ter uma controladoria eficiente, as possibilidades de haver perdas, não alcançar metas e objetivos ou afetar o desempenho dos negócios são mínimas devido às análises e percepção sobre os resultados financeiros da empresa.
No artigo de hoje você saberá como funciona a controladoria e como a experiência do Grupo Epicus Outlier pode auxiliar a sua empresa a alcançar os melhores resultados.
Boa leitura!
A controladoria nas empresas nada mais é do que o setor que responde pela gestão financeira e administrativa do negócio.
Ela estimula e acompanha os demais departamentos, fornecendo informações essenciais para tomadas de decisões importantes que demandam investimentos ou redução de gastos.
A área aplica conhecimentos científicos de contabilidade e administração para desempenhar as suas funções, que podem ser, por exemplo, definir e atingir metas que proporcionam a melhoria dos resultados e o crescimento contínuo do negócio.
Em outras palavras, ela atua como uma espécie de facilitadora da gestão financeira. É dela que saem as principais funções contábeis e financeiras para os demais setores poderem tomar decisões orçamentárias assertivas.
A controladoria é a principal responsável pela estrutura e processos operacionais de uma organização através da análise da saúde financeira do empreendimento, já que realiza os ajustes necessários para o sucesso e conformidade dos negócios.
É dela que saem os investimentos tecnológicos para otimizar e agilizar a produção sem impactar o desempenho dos colaboradores, compreendendo todas as mudanças e investimentos, assim como desperdícios e incoerências, visando a melhoria do ambiente organizacional com todos os recursos necessários.
É por meio dos controles internos e da análise de dados que a controladoria planeja aumentar a lucratividade e a redução dos custos, otimizando a competitividade da empresa no mercado e ampliando-a diante da concorrência com investimentos avançados.
Você sabia que há dois tipos: a contábil e a administrativa?
A primeira tem como papel, assim como a segunda, auxiliar na tomada de decisão, já que se dedica totalmente à gestão financeira da empresa e dos seus departamentos. Isso acontece por meio da coleta de dados e fornecimento de informações para a tomada de ações
A Controladoria Contábil também é responsável pela estruturação do orçamento segundo o que foi planejado por cada área, fazendo alinhamentos e adaptações como o objetivo principal da empresa.
Já a Controladoria Administrativa é semelhante a contábil, porém possui um perfil mais diversificado em relação à empresa e aos seus departamentos.
Está sob a sua responsabilidade a manutenção do bom funcionamento da empresa e o gerenciamento da relação das áreas entre si, levando em conta o objetivo da empresa e o orçamento empresarial.
É delegada a Controladoria Administrativa a coleta de informações de cada setor (como o total de vendas, despesas, investimentos, etc.) para a elaboração do planejamento orçamentário.
Pela sua relação próxima com a Administração, a controladoria logo deixou de ser exclusivamente contábil. Atualmente, é possível afirmar que os dois tipos dela devem trabalhar juntos e não podem ser separados.
Essa aplicabilidade reúne os principais dados sobre critérios de custos, despesas fixas e variáveis para o planejamento de vendas de produtos e serviços de modo que reponham os valores gastos pela empresa e ainda resultem em lucro. Os controles financeiros devem estar conectados à missão e aos objetivos da empresa.
Esta atividade deve ser realizada pelos colaboradores da controladoria que possuem acesso aos planejamentos da empresa e podem compará-los com os resultados, podendo interpretar os dados e compreender o que funcionou e o que não funcionou, quais metas e objetivos foram alcançados e o que os gestores devem fazer ou evitar nos próximos planos.
Após a avaliação dos relatórios, os profissionais analisam os objetivos da empresa e avaliam o cenário das divisões do negócio, se está havendo desperdícios, onde podem ser feitos cortes e onde é necessário realizar mais investimentos, transformando o ambiente de trabalho de modo geral e equilibrando as áreas.
A controladoria também tem a função de gerenciar todos os processos fiscais da empresa, evitando descumprir normas e leis, mantendo os impostos devidamente em dia e a empresa legalizada em todos os quesitos exigidos pelo governo.
Conforme o setor trabalhado, também é necessário organizar diversos documentos para enviar aos órgãos governamentais. Esse não é exatamente um papel da controladoria, porém é o setor quem deve fiscalizar a situação da documentação.
O planejamento estratégico é concentrado na alta gestão da empresa. Sua missão é estruturar ações e métodos a longo prazo para alcançar as metas e os objetivos da organização.
O planejamento leva em conta fatores internos e externos, como a Análise SWOT, por exemplo. No que diz respeito aos fatores internos, isso fica a cargo da controladoria, que fica responsável pelo fornecimento de dados, contemplando todas as áreas da empresa e da organização no geral, com o intuito de auxiliar nas tomadas de decisões sobre o planejamento.
Proteger os bens da organização também é uma das atribuições da controladoria. Isso porque é necessário proteger os ativos por meio de auditorias e contratação de seguros específicos, visando o cuidado com o patrimônio empresarial.
A controladoria deve ficar de olho no contexto interno da organização, ao mercado econômico e ao lançamento de novas soluções tecnológicas para atualização, proteção e adaptação do negócio a possíveis riscos.
Quando se trata da comparação internacional das práticas de controladoria, observamos diferenças notáveis entre os métodos adotados no Brasil e em outros países. Este contraste reflete as variações nas regulamentações contábeis, nas exigências fiscais e na cultura corporativa.
No Brasil, a controladoria muitas vezes se foca em conformidade e gestão fiscal, devido à complexidade do sistema tributário brasileiro. Já em países como os Estados Unidos e na Europa, ela pode ter um papel mais estratégico, integrando análise financeira, planejamento e tomada de decisão.
Além disso, a adoção de tecnologias avançadas no segmento, como a utilização de softwares de análise de dados e inteligência artificial, é mais proeminente em alguns países desenvolvidos. Essa integração tecnológica permite uma análise mais profunda e proativa das finanças e operações da empresa, algo que está ganhando terreno no Brasil, mas ainda é mais avançado em outras regiões.
Por fim, a tendência global de uniformização das práticas contábeis, como a adoção dos International Financial Reporting Standards (IFRS), sugere um futuro onde a comparação entre práticas de controladoria se tornará mais direta e significativa.
Isso poderia facilitar não apenas a análise internacional, mas também impulsionar as práticas de controladoria brasileiras em direção a padrões globais, promovendo eficiência e transparência em escala internacional.
Sua empresa não tem um setor de controladoria? Não se preocupe, isso é mais comum do que se imagina nas organizações. Porém, como você já sabe do que se trata esse setor, qual a sua importância e quais os seus papéis na organização, deixe essa responsabilidade nas mãos de quem entende do assunto.
O Grupo Epicus Outlier está há mais de 14 anos no mercado oferecendo soluções diversas para empresas como a sua, que busca crescimento e soluções para estruturar o negócio, fazendo com que ele tenha todas as condições para competir no mercado e se destacar entre os seus concorrentes.
Temos os melhores e mais qualificados profissionais do mercado, prontos para analisar as necessidades da sua empresa e traçar um verdadeiro plano de ação, tanto para implementar quanto para responder pelo departamento em si.
Faz toda diferença entregar a controladoria da sua empresa nas mãos de quem tem a expertise necessária para o seu negócio ir cada vez mais longe e alcançar os melhores resultados.
Quer saber como podemos trabalhar juntos no alcance de metas e objetivos da sua organização? Fale com um especialista agora mesmo e inicie uma parceria de sucesso com quem entende do assunto, levando a sua empresa para outro patamar. Estamos aguardando o seu contato!