Valuation: como calcular o verdadeiro valor de uma empresa?

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Conhecer o valor de uma empresa é fundamental para perceber a tendência de expansão ao longo do tempo para tomar decisões seguras. Para isso, é necessário conhecer o Valuation e como calculá-lo.

Esse passo é indispensável para a empresa que deseja dar o próximo passo para o desenvolvimento e atrair investidores. Mas, para isso, é essencial conhecer o valor do seu negócio.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o valor de uma empresa é, antes de qualquer suporte financeiro, um entendimento de cada investidor. 

Isso não quer dizer que não há efetividade no valor de uma organização, pois essas compreensões de cada investidor e seus critérios de avaliação podem ser distintos, dependendo do perfil do investidor com quem a sua empresa está lidando.

Para saber qual é o verdadeiro valor da sua empresa, preparamos este conteúdo  para você conhecer o valuation e como realizar o seu cálculo.

Boa leitura!

O que é Valuation?

Valuation, termo inglês para “avaliação de empresas”, é o processo de calcular o valor de um negócio — ou o seu valor real — de forma estruturada, definindo, assim, o seu preço justo e o retorno de uma aplicação em suas ações.

Fazem parte do Valuation diversas metodologias de avaliação que podem ser aplicadas para fazer suposições sobre o valor de uma companhia. Portanto, a mais conhecida delas é o Fundo de Caixa Descontado (FDC).

Entretanto, há outras técnicas muito utilizadas, como a análise comparativa de múltiplos e a avaliação histórica de múltiplos.

Porém, é válido destacar que o Valuation não se resume a uma regra matemática, mas sim a uma técnica que engloba diversos fatores pertinentes variáveis conforme cada investidor.

Quais são os tipos de Valuation?

A avaliação de uma empresa é feita a partir de técnicas diversas. Veja quais são as mais utilizadas.

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

O Valuation calculado a partir do fluxo de caixa sugere uma abordagem de valor específico para a empresa com projeções de lucros futuros utilizando o desconto do risco associado à aplicação.

O cálculo do FCD utiliza, no mínimo, cinco anos e, no máximo, dez para realizar as suas projeções. 

Os principais benefícios do Fluxo de Caixa Descontado são a demonstração dos riscos à empresa e a habilidade de apresentar uma avaliação de caixa no médio prazo.

Além disso, esse modelo permite a previsão do valor levando em conta cenários diversos e a realização de uma análise precisa.

Nas empresas de grande porte, o valor de FCD é frequentemente uma avaliação de todos os pontos, onde unidades de negócios diversas são configuradas individualmente e mobilizadas em conjunto.

Entretanto, simultaneamente aos resultados positivos da organização, o Fluxo de Caixa Descontado é mais oneroso, exigindo mais esforço e dedicação.

Múltiplos de Mercado

O cálculo do Valuation realizado a partir dos Múltiplos de Mercado possibilita uma análise por meio da conferência pertinente de indicadores de empresas que atuam num determinado setor.

Entre os valores de referência mais utilizados, geralmente estão o Ebitda ou Lajida que refletem o lucro da empresa antes dos impostos, juros, amortizações e depreciações.

Apesar de resumir-se a um método bastante aplicado, principalmente pela facilidade de utilização, o Valuation de Múltiplos de Mercado pode apresentar alguns problemas, uma vez que é bem difícil encontrar empresas atuando no mesmo setor utilizando o mesmo modelo de negócio.

Dessa forma, utilizando um modelo de comparação, algumas particularidades podem ser ignoradas. Além disso, os Múltiplos de Mercado não consideram o cenário atual da empresa, mas todo o período.

Valuation Contábil

O método Valuation Contábil considera apenas a contabilidade da empresa, ou seja, todo o seu patrimônio líquido.

Entretanto, apesar dos descontos referentes a depreciação e amortização do período, o Valuation Contábil pode ser insuficiente para definir o real valor de uma organização.

A desvantagem desse tipo de Valuation é que ele não considera os bens tangíveis da organização, incluindo marcas, patentes, franquias, etc.

Valuation de Liquidação

Essa metodologia resume-se basicamente na soma de todos os ativos e subtração de todos os passivos. O Valuation de liquidação é bastante utilizado em empresas que estão prestes a encerrar as suas atividades

Outra variante considerada para o Valuation de Liquidação é o tempo. Diante disso, os especialistas visam calcular a curto prazo o total pelo qual os proprietários podem vender o restante do patrimônio.

Valuation Pré-Investimento

Esse método tem relação direta com o valor de mercado da empresa antes dela receber um aporte financeiro.

Valuation Pós-Investimento

Essa metodologia considera o valor total que a empresa possui mesmo após o recebimento do aporte financeiro.

Esse tipo de Valuation é aplicada para estabelecer a participação de um investidor na organização, logo, os cálculos devem ser feitos sempre após o investimento. Além disso, essa técnica viabiliza realizar cálculos sobre o crescimento da empresa.

Como calcular o Valuation

1. Projeção de fluxo de caixa

O primeiro passo para realizar o Valuation, conforme o método FCD, é projetando o fluxo de caixa num período específico

Para uma análise eficiente, considere um período dentro de cinco anos. Porém, esse período será definido pela solidez da empresa.

Alguns segmentos relacionados à energia elétrica, petróleo e construção civil, por exemplo, são mais estáveis, permitindo uma avaliação mais segura. Dessa forma, é possível trabalhar com um espaço de tempo maior sem comprometer a qualidade dos dados.

Em compensação, empresas de pequeno porte, startups e negócios inseridos em áreas mais práticas como a tecnologia, por exemplo, podem apresentar resultados mais instáveis, diminuindo a credibilidade dos dados.

Por isso, para alcançar resultados mais assertivos é recomendado reduzir a estimativa de tempo, adicionar as taxas de crescimento aos fluxos de caixa para os anos seguintes.

2. Definição de parâmetros

O passo seguinte, considerado o mais complexo da técnica FCD, é definir um parâmetro para definir a taxa de desconto. Essa tarefa não é algo acordado entre todos os especialistas.

A finalidade da taxa de desconto é demonstrar a desvalorização do dinheiro com o passar do tempo, causado pelas instabilidades do mercado.

Esse valor precisa ultrapassar a Taxa Selic, considerando o risco da empresa conforme outras possibilidades de aplicações disponíveis, como a Bolsa de Valores, por exemplo.

Por um lado, muitos analistas afirmam que o cálculo da taxa de desconto deve ser feito com base no rendimento médio das empresas na Bolsa de Valores. Do outro, temos especialistas defendendo que o que deve ser considerado é a média de rendimentos em renda fixa.

Há ainda um terceiro ponto de vista, que considera o custo de capital da empresa, além dos riscos médios do segmento em que ela atua.

Diante desse obstáculo, a solução mais atrativa e mais utilizada é a base de rendimentos médios da Bolsa de Valores.

Enfim, o valor encontrado por meio da soma do total dos fluxos de caixa deduzindo as taxas de desconto é o Valuation atual da empresa.

Conclusão

Embora o Valuation tenha uma natureza contábil, essa avaliação de empresa também deve ser vista como uma oportunidade de inovação para a empresa.

Empresas que buscam encontrar as melhores formas de executar suas operações têm mais vantagens competitivas que podem potencializar o seu valor no futuro, tornando-as mais atrativas para os investidores.

E se a sua empresa visa encontrar bons investidores, mas não sabe qual o real valor do negócio, conte com a experiência e a consultoria do Grupo Epicus para ajudá-la nessa missão.

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