Due Diligence: o que é, para que serve e 4 benefícios

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Você já ouviu falar em Due Diligence? Esse termo dá nome ao estudo de possíveis ameaças resultantes do relacionamento com pessoas ou empresas.

A finalidade dessa pesquisa dependerá das particularidades que a organização deseja obter com os seus objetivos e do propósito do requerente da análise.

A Due diligence pode agrupar profissionais diversos e analisar a empresa sob percepções distintas.

Sua natureza variável permite compreender a razão pela qual surgem muitas dúvidas a respeito do seu funcionamento, etapas e como ajustar o fluxo de trabalho para realizar uma avaliação completa e eficaz dos riscos sofridos pelo negócio.

Se você não conhece a Due diligence, mas pelo breve resumo acima conseguiu captar a sua importância, fique conosco até o final do texto para saber o que é, qual a sua função e os seus principais benefícios.

Neste blogpost, você vai aprender:

Boa leitura! 

O que é Due Diligence?

Due Diligence, ou Diligência Prévia, em português, é o nome de um procedimento realizado para analisar os níveis de risco que um relacionamento com indivíduos ou organizações pode oferecer.

O estudo é realizado em várias etapas que abrangem a determinação da finalidade e levantamento de informações até a geração do seu relatório, que apontará os resultados da realização da pesquisa.

Como dito no início deste artigo, a due diligence pode variar conforme a empresa, tipo do negócio, quantitativo de sócios e/ou acionistas e funcionários. Sua aplicação em segmentos regulados (meio ambiente, aviação e sistema financeiro, por exemplo) requer atenção redobrada. 

Por esse motivo, não existe uma lista engessada que se aplique a todos os casos, restando aos profissionais responsáveis utilizar todo o seu conhecimento para determinar o que fará parte do estudo.

Quais os objetivos da realização da due diligence?

O objetivo principal da due diligence é proteger a parte solicitante da análise dos riscos financeiros e/ou jurídicos dos negócios. Dessa forma, fica claro a necessidade de realizá-la em situações diversas, principalmente em novos contratos comerciais.

Ainda que haja vínculo de um longo período entre as partes, é possível realizar uma due diligence de acompanhamento. Isso é essencial para evitar a responsabilidade pelas ações de terceiros, prevista em várias leis, como a LGPD, por exemplo. 

Due diligence e auditoria são a mesma coisa?

Due diligence é uma expressão para processos de investigação organizada aplicada, visando permitir uma análise de risco-benefício de uma empresa. 

Ainda que haja a recomendação e eleve as chances de confirmação da honestidade contratual da parte solicitante, é facultativo.

Não há exigência para a contratação de profissionais externos para realizar a due diligence, que pode ser executada por uma equipe interdisciplinar, pela área de compliance, por advogados ou contadores com expertise no assunto.

Já a auditoria é um procedimento compulsório em determinadas situações (para empresas de capital aberto, por exemplo). 

Geralmente, a auditoria é realizada por organizações especializadas independentes, revelando a responsabilidade da neutralidade na avaliação dos dados, seguindo protocolos personalizados para medir ameaças legais e financeiras.

Dessa forma, por mais que haja semelhanças entre a due diligence e a auditoria, os dois processos são diferentes, com objetivos diversos, que geralmente não são realizados pela mesma equipe de profissionais.

Como funciona a due diligence?

Antes de tomar qualquer iniciativa, é importante montar a equipe que cuidará de todo o processo. Sua empresa decidirá quais profissionais se responsabilizarão pela demanda, se serão equipes internas ou externas, conforme falamos no tópico anterior.

Após essa etapa, é hora de entrar em ação por meio de uma análise inicial para identificar as particularidades do contexto a ser investigado. Daí em diante, você pode traçar a estratégia mais adequada para aplicar nesse ambiente.

Essa etapa também serve para os auditores desenvolverem um relacionamento com as equipes da sua organização.

Na prática, a due diligence se inicia com a análise de documentos diversos onde estão registradas as informações que servirão de base para a tomada de decisão, que podem ser:

Além disso, é possível haver a necessidade de consultar órgãos públicos ou outras organizações que tenham contrato com a sua empresa.

Ou seja, muitas informações são coletadas para o início do procedimento para obter os melhores resultados possíveis.

A etapa final compreende a elaboração de um relatório final pelos profissionais responsáveis pela realização da due diligence.

O documento deverá relacionar os principais problemas e ameaças encontradas. É recomendado incluir sugestões de estratégias para solucioná-las ou diminuí-las.

Quais as principais vantagens em conduzir a due diligence na sua empresa?

A due diligence serve como pilar para promover melhorias nas áreas de governança institucional e compliance. 

Ela traz vantagens diversas, uma vez que demonstra as reais necessidades do negócio, apresenta irregularidades, permite identificar golpes que podem causar transtornos irrecuperáveis e aponta todos os resultados dos investimentos.

Confira agora os principais benefícios da realização da due diligence:

#01. Exibição das fragilidades operacionais

As avaliações apresentam as fraquezas das operações, já que elas proporcionam que as empresas conheçam bem os seus processos internos.

Você e os demais gestores podem identificar os principais pontos a melhorar das operações que antes passavam despercebidas.

Ao ter acesso a todos esses dados, o processo de ajuste das falhas se torna algo muito mais fácil.

#02. Análise das oportunidades e ameaças

Após o início da due diligence, é possível ter uma compreensão mais detalhada dos negócios, trazendo inúmeros benefícios aos investidores e aos responsáveis que poderão desenvolver planos de ação mais eficientes.

Afinal, uma visão ampla permite a elaboração de novas estratégias, bem como aproveitar as oportunidades que surgirem da melhor forma possível.

#03. Conhecer os seus concorrentes

Investir na realização da due diligence permite que você conheça bem a realidade dos demais negócios que já estão no mercado há um certo tempo. 

As análises apresentam a concorrência, possibilitando a gestão da sua empresa estabelecer o plano de ação necessário para ultrapassar as demais empresas. 

Você pode traçar estratégias mais eficientes para contornar as ameaças e evidenciar os pontos fortes da organização.

#04. Otimização do posicionamento no mercado

Todos os procedimentos da due diligence são indispensáveis para atrair novos investidores e otimizar o posicionamento da empresa no mercado.

Os documentos emitidos pela due diligence são fundamentos poderosos para obter privilégios e facilitar a captação de recursos.

Existe momento adequado para realizar a due diligence?

É recomendado fazer a due diligence antes da aquisição, fusão ou parceria relevante com outra organização.

É importante não se enganar com o valor da compra: mesmo que seja uma aquisição incapaz de afetar as finanças da sua empresa, você pode receber os ativos, passivos, dívidas e ações trabalhistas.

A due diligence pode ser uma boa opção ainda que não haja nenhum planejamento dessa natureza, englobando negócios com outras instituições.

Sendo assim, o procedimento seria tratado como uma auditoria interna, um estudo visando auxiliar os gestores a visualizarem de forma ampla e descrita os diversos aspectos da organização.

Essa iniciativa ajuda a entender questões relevantes, como por exemplo:

Caso você queira respostas para todos esses questionamentos sobre a sua empresa, é fundamental investir na due diligence quando achar necessário.

Conclusão

A due diligence é um procedimento que investiga as informações de uma empresa específica.

Esse procedimento é fundamental principalmente para organizações que estão prestes a serem adquiridas, em negociação para fusão ou parceria.

As análises são feitas para conhecer a real situação da empresa e identificar possíveis riscos que os investidores possam enfrentar.

Se você gostou do conteúdo de hoje, continue acompanhando o nosso blog para não perder as próximas publicações. Até mais!

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Por Sérvulo Mendonça, Fundador e Diretor Geral do Grupo Epicus Outlier

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