Avaliação de empresas: 5 métricas financeiras para calcular o valor do seu negócio

Você sabe quanto a sua empresa vale? A princípio, essa pergunta pode ser interpretada como um questionamento sobre o faturamento e o patrimônio material da organização, mas não é sobre isso. A avaliação de empresas é a solução para conhecer o verdadeiro e justo valor de um negócio. 

O cálculo é feito a partir de indicadores precisos que consideram, por exemplo, a riqueza que a empresa produzirá no futuro e não apenas no contexto atual. Além disso, também é levado em conta todas as tendências do mercado.

Quer saber quais são esses indicadores e qual a função deles na avaliação de empresas? Continue a leitura deste artigo que está imperdível!

Vamos lá?

O que é a avaliação de empresas?

A avaliação de empresas, também conhecida pelo termo inglês Valuation, é o processo de calcular o valor econômico-financeiro de uma organização com a aplicação de métodos especializados.

Para saber precisamente quanto vale uma empresa, a precisão e a objetividade são essenciais. Todos os detalhes são cuidadosamente examinados a fim de garantir uma avaliação justa e segura.

Para que serve a avaliação de empresas?

Existem diversos motivos para fazer a avaliação de empresas. Por exemplo, para os investidores da Bolsa de Valores, ela é fundamental para avaliar o preço dos ativos para encontrar empresas que tenham valores atrativos.

No caso dos proprietários de empresas, eles podem utilizar a avaliação para descobrir o seu valor diante de um cenário em que seja necessário vender o empreendimento. Mas se o contexto é de expansão e aquisições, a metodologia permite analisar bem a empresa que será comprada.

A avaliação de empresas pode ser bem útil até mesmo no caso de heranças ou divórcios, já que é necessário calcular o valor da empresa da família para dividi-la justamente entre as partes envolvidas.

Outra utilidade da avaliação de empresas tem relação direta com as startups, que necessitam de várias rodadas de investimento para garantir o funcionamento do negócio. Ela é aplicada para determinar o valor da empresa antes e após a realização de um investimento, além de ajudar os investidores na avaliação de um negócio antes de decidirem ou não se injetarão dinheiro nele.

Quais os principais métodos de avaliação de empresas?

Os principais métodos utilizados para realizar a avaliação de empresas são:

Avaliação por Valor Patrimonial (ou Contábil)

O Valor Patrimonial é o valor dos ativos ou do Patrimônio Líquido de uma organização que, geralmente, vem demonstrado nos balanços trimestrais.

Para calculá-lo, basta dividir o valor do Patrimônio Líquido da empresa pelo seu total de ações.

O benefício dessa metodologia é a praticidade do cálculo, já que sua desvantagem está no fato do balanço ser um registro momentâneo do negócio, podendo não representar fielmente o real cenário do empreendimento naquele momento, não refletindo o potencial de lucratividade e nem as vantagens futuras que o negócio pode oferecer.

Avaliação de empresas por Valor de Mercado

A Avaliação de empresas por Valor de Mercado, também conhecido como VWAP (Volume Weighted Average Price) é estabelecido como a média considerada do preço das ações pela sua quantidade negociada na Bolsa de Valores.

Nessa metodologia, é necessário definir uma janela de tempo (3 ou 6 meses, por exemplo) e calcular a média considerada dos preços das ações do negócio no período estipulado e dividir pelo total.

Os benefícios desse método estão na praticidade do cálculo e também na ponderação da expectativa do mercado sobre os próximos fluxos de caixa da empresa.

Já as desvantagens estão na limitação de ser aplicados apenas para organizações de capital aberto e para ações de liquidez alta, além de demonstrar variações de valores a curto prazo e levar em conta a ideia de que o mercado estipula de maneira justa e adequada o preço dos ativos, quando na verdade sabemos que essa informação não procede.

Avaliação de empresas por Múltiplos

Essa metodologia define o valor de uma ação avaliando a precificação de outros ativos comparáveis (geralmente empresas do mesmo ramo) quanto a variáveis comuns.

As vantagens da avaliação de empresas por Múltiplos são: praticidade, utilidade e usabilidade quando o preço médio do mercado está muito adequado. Em compensação, suas desvantagens estão no fato de que o conceito de empresas comparáveis é uma tarefa muito abstrata, além de que os valores são bastante influenciáveis.

Avaliação de empresas por Fluxo de Caixa Descontado

Esse método utiliza a projeção dos fluxos de caixa futuros da empresa considerando-os para o valor presente.

Essa avaliação demanda muita compreensão dos analistas responsáveis pela sua análise, reduzindo os riscos no estudo e, por esse motivo, faz com que os profissionais busquem por parâmetros seguros em relação às empresas.

Por outro lado, tem como desvantagem a demanda de tempo no seu desenvolvimento, além de suposições que, geralmente, podem não coincidir com o contexto daquele momento.

Como é feita a avaliação de empresas? Conheça os principais indicadores

Uma vez compreendido que a avaliação de empresas representa o valor de mercado de um empreendimento, é necessário saber como interpretar os indicadores que apontam se realmente a empresa se enquadra no seu real valor de mercado quando comparada com outras organizações.

Pensando nisso, listamos os principais indicadores que auxiliam os investidores a avaliar uma empresa adequadamente.

1. Preço / Lucro

Esse indicador avalia a disponibilidade dos investidores em investir em cada real de lucro gerado por uma empresa, sendo conhecido também como P/L.

Por exemplo, uma empresa produz R$ 3,00 de lucro por ação e cada uma delas esteja sendo negociada a R$ 30,00 naquele exato momento, ao aplicar a fórmula, chegaremos no seguinte número:

P/L = 30 / 3 = 10

Dessa forma, essa empresa está sendo comercializada 10 vezes o seu lucro anual, já que o seu P/L é 10. Mas o que isso significa? 

Quando o P/L de uma organização é baixo, isso pode demonstrar que ela não está sendo valorizada como deveria. Já o P/L elevado representa a sua supervalorização, ou seja, um P/L baixo significa o momento ideal para compra e o P/L alto o momento perfeito para a venda.

Porém, esse indicador não deve ser analisado individualmente, já que a empresa pode fazer parte de um segmento que tem chances de crescimento ou de declínio. Por isso, o P/L deve ser acompanhado de outras avaliações.

É importante destacar que para saber se o P/L de um negócio é alto ou baixo, é fundamental encontrar o P/L médio do segmento do qual a empresa faz parte.

2. Enterprise Value / EBITDA

Outro indicador essencial para a avaliação de empresas é o Enterprise Value dividido pelo EBITDA. 

O EBITDA nada mais é do que os lucros que vêm antes dos juros, tributos, depreciação e amortização. Sendo assim, ele analisa o fluxo de caixa livre da empresa.

Já o Enterprise Value demonstra a soma do valor de mercado da empresa com o endividamento líquido. Sendo assim, quanto mais alto o indicador, maior será a possibilidade da empresa gerar lucros para a organização.

Quando esse indicador está muito baixo, significa que a empresa pode estar enfrentando, ou pode ter como desafio futuro, problemas de liquidez.

3. Preço / VPA

Esse indicador é responsável pela avaliação da relação entre o preço pelo valor do patrimônio da ação. Isso mostra o quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido do negócio.

Ele aponta a sobrevalorização ou não de uma ação. Por isso, esse indicador não é capaz de, sozinho, oferecer ao investidor uma análise mais detalhada, visto que ele deve ser acompanhado de outros indicadores.

Isso porque uma ação sobrevalorizada pode continuar sendo estimada devido a eventos macroeconômicos favoráveis, ou até mesmo por uma gestão eficiente no que se refere a novos investimentos da própria empresa.

4. Dividend Yield

Considerado um dos indicadores mais importantes para a avaliação de empresas, ele representa a divisão dos ganhos distribuídos no último ano pelo preço da ação. 

Sendo assim, se uma organização dividiu R$ 3,00 por cada ação e sua cotação é de R$ 15,00, logo o deu Dividend Yield será de 20%. Para saber se esse percentual é bom ou não para o negócio, basta compará-lo com outras empresas do mesmo ramo.

Em outras palavras, quanto essa comparação é feita com outras organizações que compartilham do mesmo cenário econômico, é possível saber se essa empresa específica está recompensando seus investidores com lucros justos ou não.

Porém, é necessário considerar outros indicadores juntos ao Dividend Yield, uma vez que ganhos elevados não significam muita coisa, já que a organização pode não está aplicando o suficiente para evoluir sustentavelmente a longo prazo.

5. Shareholders Yield

Muitos investidores consideram esse o melhor indicador para avaliação de empresas. Ele transmite uma proporção para o investidor de quanto a organização paga de volta ao acionista por meio de uma associação dos dividendos e da recompra das ações dos negócios.

Ou seja, é a soma dos dividendos pagos no último ano somado ao total de recompra de ações durante o mesmo período, adicionando a variação da dívida líquida, dividindo pelo valor total de mercado da empresa.

Conclusão

A avaliação de empresas é um processo fundamental para a descoberta do valor real de um negócio. Essa informação tem utilidade para situações diversas da organização e a análise é feita de forma segura por meio de indicadores que agregam ainda mais segurança para dados tão importantes para o negócio.

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