O que é e qual a importância da análise de investimentos para o seu negócio?

banner serviços contáveis

Sua empresa considera fazer alguns investimentos, mas há dúvidas que devem ser sanadas a respeito? Quer saber qual aplicação vale a pena para o seu negócio? Para não tomar decisões arriscadas, a análise de investimentos é a melhor solução.

Aliás, essa é uma das habilidades que um bom gestor precisa ter, já que ela ajuda na compreensão se determinado projeto faz sentido ou não para a organização. 

Há quem pense que a análise de investimentos se resume a avaliação de empresas, por exemplo. Isso acontece porque, além do retorno, há outros pontos essenciais que devem ser considerados, como o custo do capital e os riscos sofridos pelo projeto.

Para acabar com todas as suas dúvidas, preparamos este conteúdo para te ajudar a entender sobre o funcionamento e qual a importância da análise de investimentos.

Boa leitura!

O que é a análise de investimentos?

Chamamos de análise de investimentos o conjunto de técnicas aplicadas por um gestor ou investidor para definir se destinar recursos para um projeto específico vale a pena ou não

Isso é realizado levando em conta todos os riscos do projeto, além do custo do capital da própria empresa e também de terceiros utilizados no financiamento.

A análise de investimentos pode ser utilizada para a avaliação de um ativo individual, como uma ação ou título, por exemplo, ou aplicar as mesmas regras para estabelecer suas expectativas para um setor específico do mercado financeiro.

Resumindo, a análise de investimentos visa mensurar qual a melhor aplicação de investimentos dentre tantas possibilidades disponíveis no mercado.

Porém, é importante lembrar que o seu objetivo principal não é a avaliação dos rendimentos e sim fazer com que o investimento seja analisado do ponto de vista de liquidez e segurança.

Para que serve a análise de investimentos?

Há diversas perspectivas que reforçam a importância da análise de investimentos tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Confira a seguir os pontos que demonstram a sua aplicabilidade:

Conhecer a realidade financeira da empresa

A análise de investimentos tem como um dos principais objetivos conhecer o cenário financeiro do investidor. Afinal, é fundamental saber a disponibilidade de capital para iniciar as aplicações.

Essa avaliação também pode ser realizada após a aquisição de bens para identificar se o retorno do capital investido está dentro do esperado ou não. Caso a resposta seja negativa, o gestor consegue elaborar estratégias para lidar com a situação.

Tomar decisões com base em dados precisos

Outra finalidade da análise de investimentos é a segurança que ela oferece para a tomada de decisão sobre as aplicações que serão feitas. 

O responsável pelos investimentos tem uma rotina que demanda escolhas diversas e que necessitam de embasamento para resultar em retornos positivos.

Sendo assim, a análise de investimentos possibilita compreender quais ativos são mais benéficos conforme o perfil do investidor.

Ter uma rentabilidade significativa

Escolher um investimento rentável envolve uma série de fatores, principalmente quando é levado em conta que cada investidor tem um perfil diferente. Há os tipos criteriosos, conservadores, inovadores, portanto, há investimentos específicos para cada um deles.

Isso justifica a importância da análise de investimentos, já que ela atuará como guia para conhecer quais ativos poderão ou não resultar numa rentabilidade expressiva a curto, médio e a longo prazo.

Como a análise de investimentos se aplica nas organizações?

O processo de aplicações passa por algumas etapas e a análise de investimentos é uma delas.

Ela se inicia quando um investidor acessa os documentos referentes a uma aplicação específica, já que a análise faz um levantamento sobre as informações da possível empresa beneficiada, como liquidez, valor dos encargos pagos, etc.

Assim, com essas e outras informações em mãos, é possível determinar se o investimento é interessante ou não.

Com a análise de investimentos e os resultados obtidos, o investidor decide se continua ou não com a aplicação.

Vale reforçar que a análise exige bastante atenção para gerar resultados positivos, para isso, todos os documentos devem ser verificados calmamente sem perder nenhum detalhe de vista.

Quais os principais métodos da análise de investimentos?

Visando garantir a qualidade da análise dos investimentos, foram desenvolvidos métodos diversos. Selecionamos os principais para você conhecer. Confira!

Payback

Esse método está diretamente ligado ao prazo que um determinado investimento leva para dar retorno ao capital aplicado. 

A proposta é que ele seja utilizado para o investidor estruturar o seu planejamento, já que ele tem conhecimento sobre o tempo que o ativo começa a dar lucro.

Em compensação, a desvantagem do payback é que ele não leva em conta tudo o que acontece após o retorno financeiro. Por isso, ele não é suficiente para a tomada de decisão sobre apostar num investimento ou não. Assim, será necessário aplicá-lo juntamente com outras metodologias.

As instabilidades econômicas e no mercado tornam o payback um método inseguro, já que ele não considera o capital do período.

Taxa Interna de Retorno (TIR)

A TIR é o valor que o investidor espera receber de volta. Para aplicá-lo da melhor forma na análise de investimentos, é necessário conhecer o fluxo de caixa e a taxa de atratividade.

Geralmente, o método é utilizado por empresas que precisam tomar a decisão de iniciar ou não um investimento, já que ele considera o valor conforme o tempo, tornando-o um método mais assertivo.

Índice de Lucratividade

O Índice de Lucratividade é um método que visa avaliar se um investimento específico está dando o retorno esperado ou não. Para isso, é necessário calcular o valor atual do fluxo de entrada e saída de dinheiro.

A técnica pode ser utilizada para um único investimento ou em conjunto, possibilitando identificar se a aplicação é rentável ou não.

Valor Presente Líquido (VPL)

A análise de investimentos realizada com a metodologia VPL tem o intuito de avaliar os investimentos de curto prazo. A técnica tem relação com o valor patrimonial no momento da aplicação.

O cálculo é realizado levando em conta o valor do investimento inicial e a diferença do valor atual com os que ainda serão quitados.

O objetivo principal do Valor Presente Líquido é mostrar ao investidor quais aplicações têm mais vantagens e custo mais atrativo. Para isso, é necessário que a análise seja bastante realista, portanto, é preciso aplicar a taxa mínima de atratividade utilizando uma de suas variáveis.

Ponto de Fisher

O Ponto de Fisher é um dos métodos menos conhecidos pelos investidores. Geralmente, ele é utilizado quando os índices anteriores apontam divergências nos resultados. Assim, o Ponto de Fisher é utilizado como um meio de comprovar as informações.

Sua aplicação é simples e resume-se na comparação de projetos, mostrando qual deles é o mais viável para investimento. Para isso, utiliza um gráfico para comparar as aplicações.

Conclusão

A Análise de investimentos é realizada a partir da utilização de métodos. As variáveis agregam particularidades aos processos, porém é válido ressaltar que isso ocorre pela confiança nos resultados demonstrados pelas técnicas citadas anteriormente.

Para ter mais segurança no processo de análise, é recomendado conhecer mais a fundo o funcionamento da análise de investimentos. Outra opção é contar com a ajuda de profissionais especializados do ramo financeiro. 

Assim, a análise fica mais completa, gerando bons resultados e simplificando a vida do investidor na hora de selecionar as suas aplicações.

Faça um diagnóstico gratuito agora mesmo e saiba como o Grupo Epicus Outlier pode ajudar a sua empresa com a análise de investimentos e demais demandas relacionadas ao tema. Tenha a segurança necessária para fazer a sua empresa crescer. Conte conosco!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail


    Ícone do botão do whatsapp